Os caciques no segundo turno
Com o crescimento do Centrão nestas eleições municipais, alguns caciques políticos conseguiram espaço para voltar à cena em seus estados...
Com o crescimento do Centrão nestas eleições municipais, alguns caciques políticos conseguiram espaço para voltar à cena em seus estados.
Romero Jucá, ex-senador, foi um dos grandes articuladores da candidatura de Arthur Henrique (MDB) em Boa Vista. Arthur, que liderou as pesquisas para o segundo turno e é o grande favorito na capital de Roraima, é o vice da atual prefeita e ex-mulher de Jucá, Teresa Surita (MDB), que deixa o cargo com mais de 80% de aprovação. Arthur disputa com o deputado federal Ottaci Nascimento (Solidariedade), ligado ao presidente da Assembleia Legislativa do estado, Jalser Renier.
Em Manaus, outro cacique está na disputa: Amazonino Mendes (Podemos), de 80 anos, já foi governador do Amazonas quatro vezes, prefeito da capital três vezes, além de senador por quase dois anos. Em 2018, Amazonino foi derrotado para o atual governador Wilson Lima (PSC) na disputa pelo governo. Agora, disputa com David Almeida (Avante), que foi governador tampão quando da cassação de José Melo de Oliveira, em 2017, e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo em 2018. Ele também já presidiu a Assembleia Legislativa.
Em João Pessoa, o favorito é Cícero Lucena (PP): velho conhecido do eleitorado local, ele já foi prefeito da capital, senador, vice-governador e governador da Paraíba. Está no segundo turno com o radialista Nilvan Ferreira (MDB).
Em Goiânia, também tem cacique liderando as pesquisas: Maguito Viela (MDB), ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador. Ele está internado, intubado, lutando contra a Covid-19. O outro candidato na capital goiana é o senador Vanderlan Cardoso (PSD).
Já em Maceió, o candidato de Renan Calheiros está atrás nas pesquisas. Alfredo Gaspar de Mendonça é ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas e ganhou o apoio da família Calheiros. O deputado federal JHC (PSB) lidera as intenções de voto na capital alagoana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)