Onze togados contra um “alienígena”
A sessão de abertura do STF desta quarta-feira, 10, foi marcada por elogios mútuos entre ministros do Supremo, que afinaram suas críticas ao bilionário estrangeiro que ousou criticar um dos onze
A sessão de abertura do STF desta quarta-feira, 10, foi marcada por elogios mútuos entre ministros do Supremo, que afinaram suas críticas ao bilionário estrangeiro que ousou criticar um dos onze.
Ao discursar na abertura da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 10, o ministro Gilmar Mendes defendeu Alexandre de Moraes das declarações do empresário Elon Musk
“Vossa Excelência, ministro Alexandre, enche de orgulho a nação brasileira, demonstrando, ao mesmo tempo, prudência e assertividade na condução dos múltiplos procedimentos adotados para a defesa da democracia em nossa pátria”, declarou.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, concordou com Gilmar e afirmou que, por trás da alegação de liberdade de expressão existe um modelo de negócios que vive do engajamento: “O ódio, a mentira e os ataques às instituições trazem mais engajamento, infelizmente, do que o discurso moderado e a notícia verdadeira. Esse é o drama que todo o mundo está enfrentando”, declarou Barroso.
Durante a sessão, Moraes agradeceu o discurso do decano, falou sobre liberdade de expressão e, em referência indireta a Musk, disse que “alguns alienígenas” tiveram conhecimento da “coragem e seriedade” do Poder Judiciário brasileiro:
“Tenho absoluta convicção de que o STF, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Sabem que liberdade de expressão não é liberdade para proliferação do ódio, do racismo, da misoginia, da homofobia. Sabem que liberdade de expressão não é liberdade de defesa da tirania. E talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e seriedade do Poder Judiciário brasileiro”, declarou o ministro.
O presidente Lula, por sua vez, também fez uma postagem um tanto desconexa com indiretas ao empresário a quem se referiu como bilionário que quer fazer foguete:
“Tem gente que não acredita que os desmatamentos e as queimadas prejudicam o planeta Terra. E muita gente não leva a sério o que significa a manutenção das florestas para a manutenção da qualidade de vida nessa enorme casa que é a Terra. E daqui não podemos fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui. Ele vai ter que utilizar o dinheiro dele para ajudar a preservar o meio ambiente”, escreveu Lula no seu perfil cujo dono é justamente o bilionário que faz foguete.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)