ONS pressionou Petrobras a manter ligada usina que precisava de manutenção
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pressionou a Petrobras a manter o funcionamento de uma termelétrica em Mato Grosso do Sul que precisava de manutenção. Um comunicado obtido pelo Estadão mostra que a estatal...
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pressionou a Petrobras a manter o funcionamento de uma termelétrica em Mato Grosso do Sul que precisava de manutenção.
Um comunicado obtido pelo Estadão mostra que a estatal alegou risco de “falha catastrófica” na estrutura da unidade e que a usina foi desligada apesar da insistência do órgão.
Três dias antes da paralisação da usina de Três Lagoas, agendada no dia 31 de agosto, o Operador rejeitou o pedido da Petrobras e afirmou que “em função do cenário energético, com cargas elevadas e alto despacho térmico”, tinha que manter a “máxima disponibilidade de unidades geradoras”.
Em resposta, a Petrobras afirmou:
“Diante das recomendações do fabricante (dos equipamentos da usina) e da equipe de engenharia e, ainda, frente ao risco de falha catastrófica desta turbina, a Petrobras necessitou prosseguir com a parada emergencial”.
Em julho, o ONS pediu que todas as usinas de eletricidade adiassem as manutenções programadas para o segundo semestre. A medida tem como objetivo garantir o fornecimento de energia elétrica neste ano, evitando apagões e racionamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)