O uso de drones no futuro da aviação
Nos últimos anos, a manutenção de aeronaves tem se beneficiado de avanços tecnológicos significativos com o uso de drones.

Nos últimos anos, a manutenção de aeronaves tem se beneficiado de avanços tecnológicos significativos. Um exemplo notável é a utilização de drones para inspeção de aviões, prática adotada pelo Latam MRO, o maior centro de manutenção de aeronaves da América do Sul, localizado em São Carlos, São Paulo. Desde 2019, esses dispositivos têm desempenhado um papel crucial na identificação de pequenas avarias na fuselagem das aeronaves.
Os drones são equipados com câmeras de alta resolução e flash, permitindo a captura de milhares de imagens detalhadas de cada aeronave. Essas imagens são posteriormente analisadas por um software de inteligência artificial, que auxilia os técnicos na detecção de problemas como mossas, trincas e corrosões. Embora o drone forneça dados precisos, a decisão final sobre a condição da aeronave cabe a um especialista humano.
Como os drones otimizam o processo de inspeção?
A inspeção de aeronaves com drones representa uma economia significativa de tempo. Por exemplo, para um Airbus A320, o processo de inspeção com drones leva entre 20 e 30 minutos, seguido por uma análise de imagens que dura até duas horas. Comparativamente, uma inspeção manual exigiria cerca de 16 horas de trabalho de dois profissionais. Assim, o uso de drones reduz o tempo total de inspeção para aproximadamente duas horas e meia.
O procedimento de manutenção programada começa com o desabastecimento dos tanques de combustível, seguido pela inspeção externa com drones. Após isso, são realizados testes de entrada para verificar o funcionamento dos sistemas da aeronave. Dependendo do tipo de revisão, diferentes desmontagens são necessárias para permitir inspeções visuais e testes não destrutivos (NDT).
Qual é a importância do Latam MRO na manutenção aeronáutica?
O Latam MRO é um complexo de 95 mil metros quadrados que atende cerca de 270 aeronaves por ano, realizando 70% da manutenção programada da companhia na América Latina. Com capacidade para atender até 16 aviões simultaneamente, o centro realiza manutenção preventiva e corretiva em modelos como o Airbus A320 e os Boeings 767 e 787. O Boeing 777, no entanto, é mantido em Guarulhos, São Paulo.
Além disso, o Latam MRO possui licença para prestar serviços a aeronaves da Embraer e ATR, e conta com 22 oficinas especializadas, incluindo componentes eletrônicos, trens de pouso e tapeçaria. O centro também abriga uma escola de formação de mecânicos de aviação, onde os alunos têm acesso a partes de aeronaves para treinamento prático.
Como a escola de mecânicos contribui para a formação de profissionais?
Inaugurada em dezembro do ano passado, a escola de mecânicos do Latam MRO iniciou suas atividades em janeiro deste ano. Os alunos têm a oportunidade de aprender em um ambiente prático, com acesso a motores, hélices, fuselagens e maquetes de aeronaves. A escola oferece uma visão detalhada do funcionamento interno de aeronaves, com componentes como a cabine e a asa de um Airbus A320 disponíveis para estudo.
Essa abordagem prática é fundamental para a formação de profissionais qualificados, capazes de lidar com a complexidade dos sistemas aeronáuticos. O treinamento prático prepara os alunos para enfrentar os desafios da manutenção de aeronaves, garantindo que estejam prontos para contribuir com a segurança e eficiência da aviação.
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