O STF se dá ao respeito?
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes foram ao churrasco promovido pelo presidente Lula na última sexta-feira (26) no Palácio da Alvorada. Era um evento de...
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes foram ao churrasco promovido pelo presidente Lula na última sexta-feira (26) no Palácio da Alvorada. Era um evento de articulação política.
“A esta altura, ministros do Supremo já deveriam saber que toga não é traje esporte fino, desses que se usam em festas informais. É evidente que os dois ministros foram convidados não por suposta amizade com o presidente, e sim porque integram o STF, lugar por onde trafegam interesses do governo”, critica o Estadão em editorial.
O jornal diz que “se já seria inadequada a presença dos ministros num convescote governista, tanto pior quando ele tem tinturas políticas”, já que o encontrou serviu para tratar do alinhamento da base governista após a aprovação da MP dos Ministérios em comissão mista. “O caso pode parar no STF. Como fica a percepção de independência dos ministros? Lula aproveitou para comunicar aos comensais que indicará seu amigo e advogado, Cristiano Zanin, para a vaga de Lewandowski”, destaca o editorial.
“Se as críticas excessivas de ‘ativismo judicial’ têm tanta aderência na população é porque há um fundo de verdade genuíno nelas. O STF tem sido alvo de difamação, intimidações e ataques frontais, como no 8 de Janeiro, com o objetivo de tolher sua autonomia, independência e respeito junto à população. As forças republicanas têm se esforçado por defender essas prerrogativas. Mas é preciso que a Corte as ajude a ajudá-la. Quem quer ser respeitado precisa se dar ao respeito”, finaliza o texto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)