Um rolê de Lula e Macron pela Amazônia
Presidente da França estará no país de 26 e 28 de março para uma série de compromissos ao lado do petista. Macron também vai a Itaguaí (RJ), que abriga Complexo Naval
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta quinta-feira, 14, que presidente francês, Emmanuel Macron, estará no país entre os dias 26 e 28 de março. Ao lado de Lula (PT), Macron irá visitar a cidade Belém, que sediará a COP30, na região da Amazônia.
O presidente francês foi um dos líderes mundiais que apoiaram a realização da conferência mundial da ONU sobre o clima na Amazônia. O Brasil, por sua vez, tenta aproximar a França da Cooperação Amazônica, grupo de oito países sul-americanos que possuem o bioma amazônico.
Ainda no Brasil, Macron também pretende visitar a cidade de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, onde há o Complexo Naval. O Brasil fez parceria estratégica com a França na área de transferência de tecnologia para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).
Programação
A agenda do francês prevê ainda uma passagem por Brasília, onde deve visitar o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Essa é a primeira viagem oficial de um presidente da França ao Brasil depois de dez anos, desde quando François Hollande visitou o país em 2013, na gestão de Dilma Rousseff.
Um dos temas esperados na pauta entre França e Brasil é o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. O acordo teve os termos finalizados em 2019, após 20 anos de negociações, mas não foi ratificado pela União Europeia. Em mais de uma ocasião, a França já se posicionou contra o acordo.
Leia mais:
A preocupação do chanceler de Lula com as eleições na Venezuela
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)