O que se sabe sobre a queda do avião que causou 12 mortes
Um trágico acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte resultou na morte de 12 pessoas na cidade de Rio Branco. na manhã deste domingo, 29. O avião, um modelo Caravan, explodiu pouco após decolar do Aeroporto Internacional da cidade...
Um trágico acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte resultou na morte de 12 pessoas na cidade de Rio Branco. na manhã deste domingo, 29. O avião, um modelo Caravan, explodiu pouco após decolar do Aeroporto Internacional da cidade.
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado do Acre, a maioria dos ocupantes do voo era proveniente do Amazonas e estava viajando em busca de tratamento médico. O voo estava programado para decolar às 7h20 com destino a Envira, no Amazonas. No entanto, apenas um minuto após a decolagem, por volta das 7h21 no horário local (9h21 em Brasília), a aeronave caiu e explodiu próximo à pista do aeroporto.
Imagens capturadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) mostram o incêndio que tomou conta do local do acidente. Os bombeiros trabalharam arduamente por cerca de quatro horas para controlar as chamas e iniciar o resgate dos corpos e destroços.
Vítimas de queda de avião no Acre viajavam em busca de atendimento médico. https://t.co/KsoVEYHI3c pic.twitter.com/uhnmHMantz
— O Antagonista (@o_antagonista) October 30, 2023
Ainda não há informações conclusivas sobre as possíveis causas da queda do avião modelo Cessna Caravan Modelo 208B. O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), situado em Manaus, será responsável por conduzir a investigação e determinar as circunstâncias do acidente.
A Aeronáutica afirmou que utilizará técnicas específicas e contará com profissionais qualificados para coletar e confirmar os dados, preservar os indícios, verificar os danos causados à aeronave e levantar outras informações relevantes para o processo investigativo.
Em relação à empresa responsável pelo voo, ART Taxi Aéreo, foi informado pelo advogado da companhia, Thiago Abreu, que tanto o piloto quanto o copiloto possuíam experiência e treinamento adequados. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião estava em situação regular e todas as rotinas de manutenção estavam em conformidade com as normas estabelecidas pelo órgão regulador. A empresa também se pronunciou por meio de nota, informando que está prestando assistência aos familiares das vítimas e disponibilizando transporte para que possam chegar ao Acre.
Eis a nota da empresa:
“A.R.T. TAXI AEREO LTDA – ME, informa que no dia 29/10/2023, por volta da 07h21min a aeronave de matrícula PT-MEE, infelizmente, sofreu um acidente logo após decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. A ocorrência está sob investigação das autoridades competentes com as quais estamos prestando total e exclusiva colaboração.
Na aeronave estavam 09 passageiros e 02 tripulantes, os quais vieram a óbito no local, conforme lista que será oportunamente disponibilizada.
No que diz respeito à operação:
a) A aeronave envolvida era certificada para o transporte remunerado de passageiros (operações para táxi aéreo) e estava com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
b) A tripulação engajada na operação era devidamente habilitada pela ANAC, com todos os respectivos treinamentos em dia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)