O que o novo presidente da EBC pensa sobre Israel?
Jeansley Charlles de Lima, que presidia interinamente a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi efetivado no cargo nesta sexta-feira, 15, pelo presidente Lula. Ele assumiu a função provisoriamente após...
Jeansley Charlles de Lima, que presidia interinamente a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi efetivado no cargo nesta sexta-feira, 15, pelo presidente Lula. Ele assumiu a função provisoriamente após o então presidente, Hélio Doyle, compartilhar uma postagem no X, antigo Twitter, que dizia que os apoiadores de Israel são “idiotas”.
Com formação em história econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e em história social pela Universidade de Brasília (UnB), onde também obteve seu doutorado, Jean Lima, como é conhecido, possui experiência no setor público.
Antes de assumir a diretoria-geral da EBC, ele atuou como consultor do governo federal durante a gestão Dilma Rousseff. Na Secretaria de Relações Institucionais, teve participação ativa na elaboração, execução e monitoramento de políticas públicas nas áreas de educação e alimentação escolar.
Além disso, o novo presidente da EBC acumulou uma série de cargos no Distrito Federal: ocupou a presidência da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IpeDF).
Lima também desempenhou funções como coordenador-adjunto de articulação intergovernamental, coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF (CDES/DF) e secretário-adjunto de governo na Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal.
Por que a troca?
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou Lima como presidente da instituição em outubro. A decisão foi tomada após a exoneração de Doyle do cargo, ocasionada por conta de uma mensagem compartilhada em sua página no X, antigo Twitter, de autoria do cartunista esquerdista Carlos Latuff, já considerado pelo Centro Simon Wiesenthal um dos dez mais antissemitas do mundo.
Em postagem, Latuff escreveu: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante“ e Doyle republicou.
Na época, Pimenta fez o anúncio por meio de suas redes sociais, garantindo que Jean Lima irá assegurar o ritmo e a continuidade das ações que têm sido desenvolvidas na EBC.
PRESIDENTE INTERINO DA EBC
Informo que o Diretor Geral @jeanlimadf responderá interinamente pela presidência da Empresa Brasil de Comunicação – @ebcnarede. Neste período, Jean garantirá o ritmo e a continuidade das ações que temos desenvolvido na condução da Empresa.
Paulo… pic.twitter.com/DRWo99a0hq
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 23, 2023
Doyle vinha publicando uma série de postagens sobre o conflito, sempre com viés anti-Israel. “Imagina bombardear todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes. É o que Israel está fazendo com a Palestina”, dizia outra mensagem compartilhada por ele.
Até agora, não surgiu qualquer condenação de Jean Lima à reação de Israel aos ataques terroristas do Hamas. Vamos aguardar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)