O que Lira e Pacheco estão fazendo ao lado de Lula?
Lula pretende aproveitar essa viagem para estreitar laços com o Poder Legislativo e discutir detalhes das próximas etapas da reforma ministerial

O presidente Lula chegou ao Japão nesta segunda-feira acompanhado de personagens como os ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) entre outros apaniguados do chefe do Poder Executivo, como 11 ministros de Estado.
Conforme apurou O Antagonista, Lula pretende aproveitar essa viagem para estreitar laços com o Poder Legislativo e discutir com os antigos e atuais chefes de Câmara e Senado, respectivamente Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), algumas peças do xadrez da reforma ministerial que Lula deve anunciar no início de abril.
Apesar de ter mexido em alguns ministérios como na Saúde (nomeando Alexandre Padilha) e Relações Institucionais (com a nomeação de Gleisi Hoffmann), Lula ainda é cobrado por partidos do Centrão (leia-se Republicanos, MDB e PSD) para fazer novas adequações na Esplanada dos Ministérios.
Lula já externou publicamente sua vontade de tornar Pacheco ministro, o problema é que o presidente da República ainda não achou uma vaga que de fato seja do interesse de Pacheco.
O ex-presidente do Senado foi sondado para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Ricardo Lewandowski ou para o Ministério da Defesa no lugar de José Múcio Monteiro. Lula, no entanto, desistiu de realocar Pacheco em uma dessas vagas ao saber que Lewandowski teria ficado magoado com o início da fritura pública e após Monteiro se comprometer a ficar no governo pelo menos até o final deste ano.
Outra possibilidade para Pacheco seria o Ministério de Minas e Energia, mas o próprio Pacheco citou desconfortos para assumir a vaga do aliado Alexandre Silveira. Pacheco já indicou que gostaria de ser indicado ao STF na vaga do ministro Luiz Fux, que se aposenta em 2028. Um prêmio de consolação seria o Ministério da Indústria e Comércio.
No caso de Lira, o próprio ex-presidente da Câmara já sinalizou que não gostaria de fazer, neste momento, parte do governo Lula. Mas, conforme apurou este portal, Motta e o próprio Lula pretendem convencer Lira a assumir o Ministério da Agricultura. Aliados de Motta acreditam que com essa função, Lira poderia ajudar na interlocução do governo com a bancada ruralista, com a qual ele ainda mantém uma forte posição de liderança.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
24.03.2025 16:32Nada dessas coisas não poderiam ser feitas em Brasília mesmo, em algum gabinete ou palácio. Vou falar de modo claro e entendível: Eles, esses da foto, os sindicalistas, o pessoal do MST na China que devem se encontrar em algum momento com esses daí. Como dizia o falecido Defin: Mamando nas fartas tetas do governo, se locupletando com o dinheiro do contribuinte a troco de nada. Nada do que esses estão fazendo nessa viagem irá render um mísero benefício ao contribuinte. Nada do que fazem na viagem não poderia ser feito por aqui mesmo.