O que esperar do início da propaganda da TV na disputa em SP?
Os principais candidatos na disputa pela prefeitura de São Paulo devem apostar na apresentação de suas biografias na propaganda televisiva
Os principais candidatos na disputa pela prefeitura de São Paulo devem apostar na apresentação de suas biografias no início da propaganda eleitoral na TV.
Dos cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas, Ricardo Nunes (MDB) terá o maior tempo de TV: 6 minutos e 30 segundos; Guilherme Boulos (PSOL) terá pouco mais de um terço desse tempo: 2 minutos e 22 segundos; José Luiz Datena (PSDB) terá 35 segundos e Tabata Amaral (PSB) outros 30 segundos.
Pablo Marçal, por sua vez, não terá tempo de TV porque o seu partido, o PRTB, não atingiu a cláusula de barreira nas últimas eleições.
Em seu primeiro programa, Boulos deve se apresentar com um homem moderado. E há a expectativa de que, nas primeiras inserções, ele já apareça ao lado do presidente Lula e da primeira-dama, Janja. O programa foi gravado no final de semana passado em São Paulo.
Nunes vai se apresentar como um homem das obras e mostrar as suas principais realizações à frente da prefeitura. Também há expectativa de que sejam divulgados vídeos dele ao lado de Jair Bolsonaro. Mas as imagens são referentes ao ato de lançamento de candidatura de Nunes, realizado em meados de agosto.
Datena vai lembrar sua vida como apresentador, sendo apontado como um homem que “já na TV” trabalhou pelo direito da população. Tataba falará de sua biografia a partir de suas lutas pessoais por igualdade de direitos.
Como está a disputa em São Paulo?
Pablo Marçal subiu seis pontos, a 19%, na pesquisa Quaest e aparece tecnicamente empatado na liderança da corrida pela Prefeitura de São Paulo com o deputado federal Guilherme Boulos e o prefeito, Ricardo Nunes.
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Em relação ao último levantamento, de julho, Boulos oscilou três pontos percentuais para cima e Nunes, dois para baixo. A margem de erro da pesquisa encomendada pela TV Globo é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Quem mais perdeu espaço foi o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que tinha 19% em julho e agora aparece com 12%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) oscilou de 6% para 8%. Os indecisos são 8%, enquanto brancos, nulos e não vão votar somam 7%.
Tendência confirmada
A pesquisa confirma a tendência que outros institutos, como AtlasIntel, Datafolha e Paraná Pesquisas, já tinham apontado. “A disputa parece que realmente está sendo feita dentro do eleitorado bolsonarista. Nunes e Marçal estão ali o tempo todo buscando esse eleitor”, disse Felipe Nunes, diretor da Quaest, à TV Globo.
Em junho, na primeira pesquisa da série, o prefeito de São Paulo tinha 36% das intenções de voto dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno de 2022, contra 24% de Marçal. Agora, o ex-coach tem 39% contra 33% de Nunes nesse eleitorado.
A campanha de Nunes, o mais pressionado dos candidatos pela ascensão de Marçal, celebrou os números, com destaque para aqueles que indicam que, em segundo turno, o prefeito venceria tanto Boulos (por 46% a 33%) quanto Marçal (por 47% a 26%)
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