O que ainda falta para Lula anunciar Lewandowski no Ministério da Justiça
O presidente Lula deve anunciar, até a próxima sexta-feira, a nomeação de Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino...
O presidente Lula deve anunciar, até a sexta-feira, 12, a nomeação de Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino.
Dino informou a Lula que pretende deixar o cargo ainda nesta semana. Lewandowski também já bateu o martelo e aceitou o convite de Lula, feito na segunda-feira, 8, conforme fontes próximas ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidas por O Antagonista.
Mas, diante desse cenário, o que ainda falta para Lula anunciar aquilo que todo mundo em Brasília já sabe?
Lula busca saída honrosa para aliados de Dino
O presidente da República busca, neste momento, uma saída honrosa para o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Capelli foi personagem importante para conter os atos de 8 de janeiro, ao atuar como interventor no Distrito Federal. Dino tem reafirmado isso para Lula nas conversas com o presidente da República.
O PSB também pressiona o Planalto a manter alguns postos estratégicos na pasta. O problema é que Lewandowski só topou assumir o Ministério diante da garantia de que teria carta-branca para escolher o seu staff, ao menos o de primeiro escalão.
Lula e Dino, cientes disso, trabalham agora para acomodar aliados do PSB em outros cargos na Esplanada dos Ministérios, como o advogado Augusto da Silva Botelho (secretário de Justiça) e o ex-deputado federal Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos da Casa.
O que ainda falta para Lewandowski ser anunciado?
Lewandowski também já deixou claro que vai levar para o Ministério da Justiça parte do time que trabalhou com ele no Tribunal Superior eleitoral (TSE) e no STF. O secretário-executivo da pasta deve ser o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-geral do TSE e do STF nas gestões Lewandowski.
Nesta quarta-feira, 10, um dos principais concorrentes de Lewandowski ao cargo, o presidente do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, postou nas redes sociais uma foto abraçado ao ex-presidente do STF. A imagem foi vista como uma espécie de sinal de boas-vindas ao futuro ministro do STF.
Todo mundo em Brasília já sabe que Lewandowski será o próximo ministro da Justiça. Só falta Lula anunciar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)