O que ainda falta para Lula anunciar a reforma ministerial?
O presidente Lula indicou a aliados ao longo desta segunda-feira que pretende anunciar até quarta-feira (30) as mudanças na Esplanada dos Ministérios para conseguir acomodar aliados do PP, Republicanos e União Brasil.
O presidente Lula indicou a aliados ao longo desta segunda-feira que pretende anunciar até quarta-feira (30) a tão falada reforma ministerial para conseguir acomodar aliados do PP, Republicanos e União Brasil.
A questão, no entanto, é que Lula ainda busca um desenho que consiga contemplar os novos companheiros, mas sem criar melindres para os antigos.
Integrantes do Republicanos defendem que o partido, por meio do deputado Sílvio Costa Filho (PE), fique com Esporte, mas o governo sinalizou entregar Portos e Aeroportos.
A questão, no entanto, é como o governo iria acomodar Márcio França, do PSB, partido que compõe a base de apoio a Lula nesta reforma ministerial. Uma solução que começa a ser gestada é a criação de uma outra pasta, menor, para abrigar o aliado.
Além disso, os líderes do Republicanos defendem que Esporte é uma pasta com maior capacidade de entrega e que pode ter o orçamento turbinado em 2024, ano eleitoral.
No caso do PP, os integrantes da sigla já sinalizaram que são a favor de ocupar o MDS, hoje na açlada de Wellington Dias, mesmo sem a gestão do Bolsa Família. Nesse caso, caberia a Lula criar outra estrutura específica para cuidar do Bolsa Família via outro ministério, com Dias como responsável pelo programa. Aliados de Dias, no entanto, classificam a hipótese como mera especulação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)