O posicionamento de senadores sobre a reeleição inconstitucional de Alcolumbre
O Antagonista perguntou para quase todos senadores se eles votariam pela reeleição de Davi Alcolumbre...
O Antagonista perguntou para quase todos senadores se eles votariam pela reeleição de Davi Alcolumbre — somente 14 responderam, até aqui.
Hoje, o atual presidente não tem aval jurídico para tentar ficar mais dois anos à frente do Senado, uma vez que a Constituição e o regimento interno são claros ao impedirem a recondução ao cargo na mesma legislatura.
“Hoje, eu voto contra a reeleição dele, porque não tem amparo legal”, disse Luis Carlos Heinze (PP), deixando em aberto, portanto, o apoio em eventual mudança de cenário.
Os senadores Weverton Rocha (PDT), Lucas Barreto (PSD) e Omar Aziz (PSD) garantiram voto a favor da reeleição de Acolumbre. É o mesmo posicionamento do líder do governo Bolsonaro no Congresso, Eduardo Gomes (MDB).
“Gosto do Davi e votaria nele outra vez, mas sou contra a reeleição”, respondeu Plínio Valério (PSDB). “Seria inconstitucional”, limitou-se a dizer Esperidião Amin (PP).
Uma das lideranças do grupo “Muda, Senado”, Eduardo Girão (Podemos) adiantou que votará contra, ainda que Alcolumbre consiga se candidatar.
Alvaro Dias, líder do Podemos, insistiu: “Ele não pode ser candidato. E, mesmo que pudesse, sou contra”. Lasier Martins, também do Podemos, emendou: “Votarei contra. É inconstitucional a recondução, que somente seria viável por meio de mudança na Carta Magna, com duas votações em cada Casa”.
Jorge Kajuru (Cidadania) e Major Olimpio (PSL), dois pré-candidatos à Presidência do Senado se manifestaram, claro, contra as manobras em andamento para permitir a reeleição do senador do Amapá.
“Não quero ‘fulanizar’, mas seria casuísmo absurdo mudar a Constituição para atender a um desejo pessoal de poder”, afirmou Olimpio. “O meu ‘não’ é maiúsculo e lutarei até o fim para ele não ser eleito de forma alguma: Davi Alcolumbre é o que há de pior”, disse Kajuru.
Outros dois senadores, pedindo reserva, também anteciparam votos contrários à reeleição de Alcolumbre.
Muitos deixarão para opinar de última hora (ou não revelarão voto, que ainda é secreto na eleição interna), para evitar desgastes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)