O perfil do eleitorado de Romário, Paes e Garotinho
O Globo traçou o perfil do eleitorado dos três candidatos ao governo do Rio de Janeiro que aparecem à frente no Ibope: o senador Romário (Podemos), com 14%, e o ex-prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Anthony Garotinho, com 12% das intenções de voto. Garotinho tem...
O Globo traçou o perfil do eleitorado dos três candidatos ao governo do Rio de Janeiro que aparecem à frente no Ibope: o senador Romário (Podemos), com 14%, e o ex-prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Anthony Garotinho, com 12% das intenções de voto.
Garotinho tem mais apoio entre os mais velhos (17% dos acima de 55 anos), menos escolarizados (21% dos que completaram até a 4ª série) e na fatia com renda familiar mais baixa, de até um salário mínimo por mês (16%). É também mais forte no interior (15%) do que na capital (5%).
“Já os eleitores de Paes têm perfil oposto. O ex-prefeito tem seus melhores resultados na capital, que administrou por oito anos — 17%, contra 7% no interior — e entre os eleitores com renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos: 18% desta fatia do eleitorado. No recorte por idade, o ex-prefeito tem seus melhores resultados entre os mais jovens: 18%.
O apoio a Romário, por sua vez, é concentrado no público masculino: 18% dos homens entrevistados afirmaram que vão votar no senador; entre as mulheres, o índice é de 9%. Em outros aspectos, o candidato do Podemos angaria mais apoio fora dos extremos do eleitorado, seja nos recortes etários (21% entre os eleitores de 25 a 34 anos), de escolaridade (16% entre quem cursou da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental) e renda (20% na fatia dos eleitores cuja família, junta, ganha de dois a cinco salários mínimos por mês).”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)