O impacto da redução da taxa Selic nos investimentos
O impacto da redução da taxa Selic nos investimentos. A redução da taxa Selic, promovida recentemente pelo Comitê de Política Monetária (Copom), tem instigado questionamentos em muitos investidores.
A redução da taxa Selic, promovida recentemente pelo Comitê de Política Monetária (Copom), tem instigado questionamentos em muitos investidores. Particularmente aqueles com investimentos atrelados à essa taxa, a pergunta que fica é: o que fazer em face dessa nova realidade de juros menores?
O Boletim Focus prevê que a taxa Selic ficará em torno de 9% ao final deste ano. Em um cenário onde a diversificação continua sendo uma premissa crucial na estruturação dos investimentos, essa redução da taxa Selic pode exigir um ajuste nas carteiras de investimentos.
Balanceamento da carteira em um cenário de juros baixos
É fundamental ajustar os investimentos de acordo com o novo cenário econômico ponderando objetivos financeiros, perfil de risco, renda variável, entre outros fatores. Existem ativos financeiros que podem ter melhor desempenho com a queda dos juros, mas também há aqueles que podem não ser tão interessantes para a sua carteira de investimentos com essa redução.
Para auxiliar nessa decisão, especialistas financeiros como Alex Nery, professor da FIA Business School, Lai Santiago, planejadora financeira e economista comportamental e Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, compartilharam suas perspectivas sobre quais investimentos podem ser menos indicados em um cenário de redução da taxa Selic.
Investimentos que podem ser menos indicados em um cenário de juros mais baixos
Entre os investimentos que merecem revisão estão a Caderneta de Poupança, favorita de muitos brasileiros. Uma taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano pode diminuir o retorno da poupança, que segue uma remuneração de 70% da meta Selic ao ano.
Os títulos de renda fixa também serão afetados negativamente pela redução da taxa Selic, considerando que a remuneração oferecida por esses títulos será reduzida. Do mesmo modo, os títulos públicos pós-fixados, que estão atrelados à Selic, provavelmente também apresentarão uma diminuição no retorno.
Um olhar atento aos seus investimentos em um cenário de queda de juros
Portanto, é crucial estar atento à composição da sua carteira de investimentos, considerando a redução da taxa Selic. Neste cenário de mudança, conhecimento é poder. Quanto mais informações você obtiver sobre o impacto da queda de juros nos diferentes ativos financeiros, mais assertivo você será ao realocar seus investimentos. Desta forma, você conseguirá guiar suas decisões de investimento sempre com o foco nos seus objetivos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)