O Aristóteles brasileiro
Joaquim Levy demonstrou por que a economia brasileira vai cair mais do que a grega. A Folha de S. Paulo perguntou-lhe se o governo pensa em reduzir a meta fiscal. Ele respondeu:“Não tem Fla-Flu. Os observadores às vezes têm uma ilusão. É importante as pessoas não terem essa ilusão. As pessoas pensam: ‘Ah, então baixou a meta porque acabou o ajuste’. Na verdade, se tiver de baixar a meta, é porque o ajuste tem de continuar, se aprofundar...
Joaquim Levy demonstrou por que a economia brasileira vai cair mais do que a grega.
A Folha de S. Paulo perguntou-lhe se o governo pensa em reduzir a meta fiscal. Ele respondeu:
“Não tem Fla-Flu. Os observadores às vezes têm uma ilusão. É importante as pessoas não terem essa ilusão. As pessoas pensam: ‘Ah, então baixou a meta porque acabou o ajuste’. Na verdade, se tiver de baixar a meta, é porque o ajuste tem de continuar, se aprofundar. Essa é uma construção lógica. Pode ter aplicação empírica ou não, mas do ponto de vista lógico você acertou 100%. Exatamente o raciocínio é esse. O resto é um raciocínio equivocado”.
Não, Joaquim Levy, o seu raciocínio é que está equivocado. As pessoas sabem que a meta fiscal tem de ser reduzida apenas porque você jamais será capaz de cumpri-la.
A economia brasileira vai cair mais do que a grega porque a lógica de Joaquim Levy não é exatamente aristotélica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)