Nunes Marques e Mendonça divergem de Gilmar em julgamento sobre Zambelli
Kassio Nunes Marques e André Mendonça foram os únicos ministros do STF que divergiram da decisão de Gilmar Mendes de manter a apreensão de armas e a suspensão do...
Kassio Nunes Marques (foto) e André Mendonça foram os únicos ministros do STF que divergiram da decisão de Gilmar Mendes de manter a apreensão de armas e a suspensão do porte da deputada Carla Zambelli. O julgamento no plenário virtual da Corte terminou na sexta-feira (17) com o placar final de nove votos contra dois pela manutenção das medidas.
Marques concordou com o argumento apresentado pela parlamentar de que o episódio na véspera do segundo turno não tem relação com seu mandato. Ele foi acompanhado por André Mendonça.
“Em suma, embora a conduta atribuída à agravante tenha sido cometida durante o exercício do mandato, ela não foi praticada em razão de suas funções parlamentares, o que afasta a competência desta Corte”, escreveu o ministro.
Em outubro de 2022, na véspera do segundo turno, a parlamentar perseguiu, com arma em punho, um apoiador de Lula após uma discussão em um bairro nobre de São Paulo.
Os advogados da deputada afirmam que não há elementos para justificar as medidas, alegando que Zambelli estava em situação de legítima defesa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)