Número de mulheres na cúpula do Judiciário é “ínfimo”, diz Rosa Weber
Rosa Weber (foto) lamentou nesta quinta-feira (1º) o número “ínfimo” de mulheres no STF e nos tribunais superiores, horas depois de Lula confirmar a indicação de seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, para a corte. A presidente do Supremo deu as declarações durante um encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, durante o intervalo da … Continued
Rosa Weber (foto) lamentou nesta quinta-feira (1º) o número “ínfimo” de mulheres no STF e nos tribunais superiores, horas depois de Lula confirmar a indicação de seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, para a corte.
A presidente do Supremo deu as declarações durante um encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, durante o intervalo da sessão plenária desta quinta.
Rosa conversava com o presidente finlandês sobre a participação feminina na primeira instância, base da magistratura. “O número decresce nos tribunais intermédiarios, de segundo grau. Mas na cúpula, nos órgãos de cúpula, no Supremo Tribunal Federal e nos tribunais superiores, o número de mulheres é ínfimo”, acrescentou a ministra.
Niinistö afirmou que, dos 18 integrantes da Corte Suprema da Finlândia, seis são mulheres. Segundo ele, o número de magistradas começou a crescer no país a partir da década de 1980.
Zanin foi indicado por Lula para ocupar a vaga no STF aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. O petista ainda vai fazer uma segunda indicação ao Supremo neste ano, justamente para a vaga de Rosa, que completa 75 anos em setembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)