Novo chanceler emplaca diplomata na Apex, cobiçada pelo Centrão
O novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, indicou o diplomata Augusto Pestana para ocupar a presidência da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)...
O novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, indicou o diplomata Augusto Pestana para ocupar a presidência da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), informa a Folha.
A agência tem orçamento previsto de R$ 1 bilhão para promover produtos e empresas brasileiras no exterior, e seu comando era alvo de cobiça do Centrão. França, porém, conseguiu emplacar um diplomata de carreira no cargo.
A Apex já teve três presidentes no governo de Jair Bolsonaro e passou por sucessivas crises devido a interferências ideológicas e políticas.
Desde maio de 2019, a entidade era presidida pelo contra-almirante Sergio Ricardo Segovia Barbosa. Antes dele, passaram pelo comando e perderam o cargo Alex Carreiro e o embaixador Mario Vilalva.
Carreiro chefiou a Apex por menos de dez dias —foi demitido depois de se desentender com a então diretora de Negócios, Letícia Catelani, que havia sido indicada por Ernesto Araújo e era próxima de Eduardo Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)