Novo cartão MEI 2024: ferramenta poderosa para Microempreendedores e autônomos
Cartão MEI: Novo recurso para microempreendedores tem lançamento previsto para 2024 Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), saiba que em 2024 uma importante ferramenta poderá auxiliar na gestão do seu negócio.
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), saiba que em 2024 uma importante ferramenta poderá auxiliar na gestão do seu negócio.
Trata-se do Cartão MEI, um documento de identificação específico para este público.
Segundo o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, a expectativa é que a versão virtual do cartão seja lançada no primeiro semestre e a versão física, no segundo semestre de 2024.
Como funcionará o Cartão MEI?
O Cartão MEI será implementado de forma gradual.
Ele permitirá que os microempreendedores e autônomos tenham um sistema de avaliação próprio, que poderá facilitar o acesso a empréstimos.
Segundo a contadora e especialista em Gestão Tributária Contábil, Talita Miyuki Kuroda: “Esse sistema será distinto das avaliações dos bancos, que possuem o próprio rating”.
Dentro do portal do Cartão MEI, é previsto que os empréstimos solicitados pelos MEIs venham com juros reduzidos. Entretanto, para usufruir dessas condições, os microempreendedores precisarão cumprir alguns requisitos.
Quais as vantagens e desafios do Cartão MEI?
O acesso a empréstimos com juros reduzidos pode ser um grande diferencial para os MEIs, desde que haja um controle financeiro efetivo e um bom planejamento estratégico.
No entanto, existe uma ressalva: é fundamental respeitar o princípio contábil da entidade.
“Se não houver uma separação clara entre o patrimônio da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica, o MEI pode enfrentar uma desvantagem. Caso o microempreendedor não consiga honrar a dívida contraída, ele poderá responder com seu patrimônio pessoal”, explica Kuroda.
Além disso, vale lembrar que, de acordo com a legislação fisca, o MEI não é obrigado a ter uma contabilidade formal.
“Isso pode causar uma certa confusão na hora de distinguir quais despesas são relativas ao negócios e quais são pessoais”, pontua a especialista.
A importância do suporte contábil para o MEI
Apesar de não ser uma exigência legal, ter um contador pode ser essencial para auxiliar os MEIs, especialmente durante essa nova fase que se iniciará com o lançamento do Cartão MEI.
Ao contar com um profissional da área, os microempreendedores poderão contar com um apoio estratégico para a gestão financeira do negócio, facilitando o controle de despesas e a manutenção de um bom planejamento financeiro.
Isso, no longo prazo, poderá ajudar os MEIs a terem maior sucesso em seus empreendimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)