Nova onda de frio chega a vários estados do Brasil com neve e geada
Uma nova onda de frio é esperada nos próximos dias nos estados do Sul do Brasil e também em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.
Uma nova onda de frio é esperada nos próximos dias nos estados do Sul do Brasil, com queda acentuada de temperatura também em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.
A incursão de ar polar trará formação de geada e, em alguns pontos mais altos da Região Sul, há a possibilidade de queda de neve.
De acordo com a MetSul, os mapas do modelo europeu mostram projeções de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude) para as madrugadas dos próximos dias.
O ar mais frio está avançando para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, mas a parte mais intensa do ar polar chegará ao Sul do Brasil, avançando para o Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana.
Temperaturas abaixo de zero no sul do Brasil
A Região Sul do Brasil será a mais afetada por esta nova onda de frio, com temperaturas abaixo de zero previstas em diversas cidades, especialmente as de maior altitude.
No Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, as marcas podem cair para -5ºC e -7ºC.
Impacto da onda de frio no Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil
No Centro-Oeste, a influência do ar frio será mais significativa no Mato Grosso do Sul, mas será breve, com temperaturas voltando a subir rapidamente.
Em Campo Grande, as madrugadas mais frias serão de domingo e segunda-feira, com temperaturas ao redor de 10ºC. Muitas cidades do interior poderão registrar mínimas de um dígito.
No Sudeste, o estado de São Paulo sentirá mais o frio. Uma frente fria trará chuva na capital paulista no fim de semana, seguida por uma queda acentuada na temperatura.
As madrugadas de segunda, terça e quarta serão as mais frias, com marcas próximas ou abaixo de 5ºC no Sul da cidade, chegando a 6ºC a 8ºC em outras áreas.
Onda de frio pode trazer neve
A MetSul estima uma chance média a alta de precipitação invernal, como chuva congelada ou neve fraca durante o domingo, nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Modelos indicam maior chance principalmente para o Planalto Sul Catarinense, incluindo áreas como São Joaquim.
Previsão de Geada
A onda de frio deve provocar geada em vários estados do Centro-Sul do Brasil, especialmente na Região Sul, durante a primeira metade da próxima semana.
Com o tempo mais aberto e seco sob influência do ar frio, o fenômeno será favorecido.
- Probabilidade de geada aumenta em áreas do Sul do Mato Grosso.
- Regiões do Sul de Minas Gerais também são afetadas.
- Vários pontos de São Paulo apresentam condições favoráveis para geada.
Histórico climático
Massas de ar frio intensas nessa época do ano não são uma surpresa, considerando os registros históricos.
A maior nevada registrada no Rio Grande do Sul neste século, em 2013, ocorreu nos últimos dias do inverno meteorológico, no final de agosto.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)