Nova margem para empréstimo consignado do INSS: saiba como consultar
Nova margem para empréstimo consignado do INSS disponível para consulta Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem verificar a nova margem para empréstimo consignado por meio do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo.
Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem verificar a nova margem para empréstimo consignado por meio do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo.
Esse limite está diretamente relacionado à renda previdenciária do indivíduo.
Para aqueles que recebem um salário mínimo, o valor máximo do benefício que pode ser destinado ao pagamento das parcelas do consignado aumenta de R$462 para R$494,20 em 2023.
O crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS possui as menores taxas de juros do mercado, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria.
Isso garante às instituições financeiras que o dinheiro emprestado será reembolsado.
Percentuais de comprometimento do benefício
De acordo com as regras atuais, o aposentado ou pensionista do INSS pode comprometer até 45% do benefício com empréstimos, sendo distribuídos da seguinte maneira:
- 35% para contratação de empréstimo pessoal consignado;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para cartão consignado de benefício.
Fator para evitar assédio
Com o objetivo de evitar o assédio de bancos e instituições financeiras, o INSS bloqueia todo benefício novo para a contratação de empréstimos durante 90 dias, a contar da data da concessão.
Após este período, o segurado pode solicitar a liberação da operação por meio do Meu INSS ou chamando para o número 135.
Proteja seu benefício
Para proteger o benefício, o INSS recomenda que seus segurados não forneçam dados pessoais por telefone, não emprestem seus nomes e acompanhem o extrato do benefício mensalmente.
Assim, é possível verificar que nenhum contrato foi realizado de forma indevida.
Se houver dúvidas sobre a veracidade de alguma mensagem, o segurado deve ligar para o número 135, do INSS, ou acessar o Meu INSS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)