Nova função de reconhecimento facial no gov.br aumenta segurança e acesso
Nova atualização do gov.br simplifica uso de reconhecimento facial.
Recentemente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou uma importante atualização na plataforma gov.br.
A nova funcionalidade permite que os usuários utilizem a câmera traseira dos smartphones para o processo de reconhecimento facial, visando facilitar o acesso a diversos serviços digitais disponíveis na plataforma.
Esta medida é especialmente vantajosa para os proprietários de celulares mais antigos, bem como para indivíduos com dificuldades de manuseio, incluindo pessoas com deficiência, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos.
Como a nova função de reconhecimento facial beneficia os usuários?
Rogério Mascarenhas, o secretário de Governo Digital, destacou que a mudança visa aumentar a autonomia dos usuários na plataforma.
“Caso haja dificuldades durante a captura da foto, a pessoa pode solicitar assistência de familiares ou amigos, tornando o processo mais inclusivo”, explica Mascarenhas.
Atualmente, a plataforma gov.br já conta com mais de 152 milhões de contas de usuários, proporcionando acesso a mais de 4.200 serviços digitais, que incluem desde a declaração do Imposto de Renda até a emissão de documentos militares.
Qual a importância da biometria para a segurança dos usuários no gov.br?
Segundo o secretário, a biometria aumenta a segurança ao permitir que os usuários elevem o nível da conta para Prata ou Ouro, proporcionando acesso integral a todos os serviços da plataforma.
“Com a biometria, assegura-se que o usuário é realmente quem afirma ser, o que é crucial para a segurança digital no uso dos serviços públicos”, afirma Mascarenhas.
- Conta Prata: realizada por meio da biometria facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), servidor público federal, ou login pelo banco, se este for um dos treze credenciados.
- Conta Ouro: requer reconhecimento facial pelos dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou um certificado digital compatível com o ICP-Brasil.
Serviços disponíveis através da plataforma gov.br
Os serviços que podem ser acessados através do gov.br são variados e essenciais para a simplificação burocrática do dia a dia do cidadão brasileiro:
- Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
- Prova de vida
- Assinatura gov.br
- Abertura de empresas
- Meu SUS Digital
- Fies
- Carteira Digital de Trânsito
- eSocial
- Documentos militares
Para mais informações sobre como elevar o nível da sua conta gov.br para Prata ou Ouro, visite o site oficial ou entre em contato com a central de suporte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)