No STF, Onyx defende portaria que impede demissão de não vacinados
Em manifestação ao STF, Onyx Lorenzoni (foto) defendeu nesta terça-feira (9) a edição da portaria do governo Jair Bolsonaro que proíbe demissões de trabalhadores não vacinados contra a Covid...
Em manifestação ao STF, Onyx Lorenzoni (foto) defendeu nesta terça-feira (9) a edição da portaria do governo Jair Bolsonaro que proíbe demissões de trabalhadores não vacinados contra a Covid.
O ministro do Trabalho alegou que a medida é uma forma de evitar demissões em massa e a criação de uma “justa causa” que não está prevista na CLT.
Segundo o documento apresentado ao Supremo, a demissão de não vacinados viola “o direito fundamental ao trabalho em sua absoluta inteireza”. “Afinal, o cidadão não vacinado será eternamente rotulado pela sociedade como uma espécie de ‘leproso’ que não pode conviver em ambientes de trabalho.”
Na manifestação, Onyx argumenta ainda que a norma de sua pasta “fomenta as campanhas de vacinação dos empregados”, mas “traz à baila dispositivos regulamentares que vedam a discriminação das minorias”.
O posicionamento do Ministério do Trabalho foi dado em três ações que tramitam no STF questionando a portaria, relatadas por Luís Roberto Barroso. Nessas ações, PSB, PT e Rede afirmam que a medida é inconstitucional e viola prerrogativas do Executivo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)