Nível do Guaíba volta ultrapassar os 4 metros
Desde o início das enchentes, o valor mais baixo registrado do lago Guaíba pelo SGB foi de 3,82 metros, no último dia 22
O nível do lago Guaíba voltou a subir e ultrapassou os 4 metros na tarde desta sexta-feira, 24, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Essa marca já havia sido atingida na terça-feira, 21. A capital gaúcha enfrenta um período de intensas chuvas desde a véspera, o que tem causado transtornos para a população.
De acordo com a última medição do Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic), nesta sexta-feira, o nível do Guaíba está em 4,11 metros. Desde o início das enchentes, o valor mais baixo registrado pelo SGB foi de 3,82 metros, no dia 22.
Um lixão pelas ruas de Porto Alegre
As enchentes recentes têm transformado Porto Alegre em um verdadeiro lixão a céu aberto. Montanhas de entulhos, móveis danificados, alimentos estragados e outros objetos descartados pelas chuvas têm se acumulado por toda a cidade.
Moradores relatam um forte mau cheiro causado pelos restos mortais de peixes e outros animais, além da presença de insetos e animais peçonhentos. A lama e o lodo também estão presentes em tudo o que foi inundado. Somente na última semana, foram retiradas mil toneladas de resíduos pelos garis. Devido a diversos pontos ainda submersos, os profissionais só conseguem trabalhar onde é possível chegar, e seis bairros continuam totalmente inacessíveis.
No último dia 16, a prefeitura de Porto Alegre informou que já haviam sido removidas 119 toneladas de lixo apenas nos bairros Cidade Baixa e Menino Deus. A limpeza está sendo realizada nas áreas secas da cidade, onde a água recuou. Segundo a prefeitura, os custos com a limpeza já ultrapassam os R$ 24 milhões e devem chegar a mais de R$ 100 milhões, segundo técnicos.
Comportas do Guaíba
Para evitar a entrada de água na área urbana, a prefeitura de Porto Alegre decidiu fechar novamente as comportas no muro do Cais Mauá. Sacos de areia e cimento estão sendo utilizados para bloquear o acesso da água.
A medida foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) em entrevista coletiva. Ele informou que cinco portões que foram abertos intencionalmente ou romperam durante a enchente seriam novamente fechados. O fechamento das comportas está sendo realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), começando pela comporta número três, localizada no cruzamento da Avenida Mauá com a rua Padre Tomé.
“Estamos fechando a comporta de número 3. O portão 12 ainda está escoando a água de dentro da cidade para o Guaíba. Os demais vamos avaliando a necessidade de fechar ao longo do dia“, informou o DMAE em suas redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)