Nikolas maior que Lula
O deputado da oposição, crítico do monitoramento do Pix, ultrapassou o petista em número de seguidores no Instagram
Crítico do monitoramento do Pix pela Receita Federal, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ultrapassou o presidente Lula (PT) em número de seguidores no Instagram.
“E por fim, passamos o Lula no Instagram. Um abraço e até a próxima”, escreveu o parlamentar no X na quarta-feira, 15.
Às 08h50 desta quinta, 16, Nikolas tinha 14,6 milhões de seguidores na rede social, enquanto Lula tinha 13,3 milhões.
E por que isso importa?
O deputado do PL publicou um vídeo para reclamar do monitoramento do Pix pela Receita Federal.
Em pouco mais de 24 horas, a gravação ultrapassou 120 milhões de visualizações no Instagram, o que não é nada bom para o governo Lula.
Agora, já são mais de 275 milhões de visualizações.
O vídeo que Lula publicou em seu perfil na mesma rede para desmentir os planos de taxar as movimentações feitas via Pix, no qual faz uma doação para pagar o estádio do Corinthians, na sexta-feira, 10, contava 15 milhões de visualizações na quarta-feira, 15, cinco dias depois.
Leia mais: Vídeo de Nikolas sobre Pix é devastador para Lula
O recuo do governo sobre o Pix
Acuado por forte pressão popular, o governo Lula decidiu recuar e revogar a portaria da Receita Federal que ampliava o monitoramento das transações feitas por Pix.
“Vamos revogar o ato da Receita que mudou valores para monitoramento de movimentações financeiras”, disse o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, após reunião no Palácio do Planalto.
Segundo ele, “Pessoas inescrupulosas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita Federal, prejudicando muita gente no Brasil, milhões de pessoas, causando pânico principalmente na população mais humilde”.
Segundo a CNN Brasil, o vídeo de Nikolas embasou a decisão.
Leia também: Receita monitora até Pix do povo, mas Moraes já blindou esposas de ministros
Desconfiança
“Pela continuidade do dano, vamos revogar esse ato. Um outro ato será anunciado e tramitará no Congresso”, afirmou Barreirinhas.
Na verdade, a medida gerou desconfiança de que o governo Lula, que não consegue cortar gastos, estava de olho no dinheiro de quem faz transações de mais de 5 mil reais por mês.
A desconfiança levou a quantidade de transações do Pix a cair mais do que o normal em janeiro, segundo dados do Banco Central.
Leia também: Debatendo e rebatendo as bravatas de Nikolas sobre PIX
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)