Nem o PSOL concordou com manutenção do “Enem dos Concursos”
Deputada federal Fernanda Melchionna protocolou um ofício ao Ministério da Gestão questionando sobre data do seletivo
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou um ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público questionando sobre a aplicação do Concurso Nacional Unificado no Rio Grande do Sul, marcado para o próximo domingo.
Apesar do apelo da bancada gaúcha, o governo federal resolveu manter a realização do “Enem dos Concursos” sob a justificativa de que o adiamento traria gastos a mais para o Poder Público.
As fortes chuvas registradas no estado já provocaram 29 mortes; 36 pessoas estão desaparecidas e aproximadamente 15 mil pessoas estão fora de casa. Mais de 100 cidades foram afetadas.
Dentro deste cenário, segundo a parlamentar, há pelo menos 2 milhões de gaúchos inscritos no Concurso Nacional Unificado, que contam com a aplicação da prova em 10 municípios diferentes.
Também de acordo com a deputada federal, a realização do Enem dos Concursos nessas condições viola os princípios da isonomia e impessoalidade, já que os candidatos do estado enfrentarão dificuldades severas para realizar a prova.
“Obviamente milhares de candidatos não vão conseguir se deslocar para os locais da prova e, se conseguirem, estarão com a segurança totalmente comprometida. O Rio Grande do Sul, mais uma vez, vive um cenário catastrófico, consequência da crise climática e da má gestão do governo local. Os candidatos não deveriam ser prejudicados na prova, além de todos os prejuízos que já enfrentam”, afirma Fernanda.
Como mostramos nesta quinta-feira (2), apesar das severas condições climáticas que assolam o estado do Rio Grande do Sul, o governo federal confirmou a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A medida foi divulgada por meio de um comunicado oficial emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Na manifestação, o governo federal informa apenas que “envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)