“Não há mais focos de incêndios ativos em SP”, diz Tarcísio
Governador de São Paulo anuncia extinção de todos os focos de incêndios no estado e destaca ações preventivas para evitar novas queimadas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, foto), anunciou nesta segunda-feira, 26, que todos os focos de incêndio no estado foram controlados. Até a noite de domingo, 25, seis pontos de incêndio ainda permaneciam ativos.
“Nós fizemos o reconhecimento agora pela manhã e os focos que remanesciam em Pedregulho e Paulo de Faria já foram extintos. Não há mais nenhum foco ativo no estado de São Paulo”, afirmou o governador.
Durante entrevista à GloboNews, Tarcísio também informou que três indivíduos foram presos em flagrante por provocar incêndios criminosos nas cidades de São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira. “Essas pessoas estavam portando gasolina e foram pegas em flagrante enquanto ateavam fogo de forma criminosa“, explicou o governador.
Apesar das prisões, o governo estadual não acredita, até o momento, em uma ação coordenada para os incêndios. As investigações continuam sob a responsabilidade da Polícia Civil e da Polícia Federal, que buscam identificar se há uma possível organização criminosa por trás das queimadas, registou reportagem do G1.
Incêndios atípicos
No domingo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou que os incêndios no interior de São Paulo são anormais e precisam ser minuciosamente investigados. Em resposta, a Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas.
O governador Tarcísio destacou que, mesmo com a extinção dos focos ativos, as Forças Armadas e o Corpo de Bombeiros continuam mobilizados para realizar ações preventivas nos 48 municípios que permanecem em estado de alerta.
Tarcísio de Freitas atribuiu a propagação dos incêndios a uma combinação de três fatores principais: uma estiagem prolongada, temperaturas elevadas e ventos intensos. “O estado de São Paulo vem enfrentando uma seca severa há um tempo. Já tínhamos vários municípios em situação de emergência. A combinação explosiva de alta temperatura, ventos fortes e umidade relativa do ar muito baixa criou condições ideais para a propagação do fogo“, explicou.
O governador estima que os danos causados pelos incêndios superem R$ 1 bilhão, destacando o impacto econômico significativo para o estado.
Cidades em alerta
A onda de incêndios que atingiu o interior de São Paulo deixou 48 cidades em alerta máximo. Duas pessoas morreram e mais de 800 foram forçadas a evacuar suas casas desde o início das queimadas na sexta-feira, 23, conforme dados do governo estadual. Mais de 20 mil hectares de vegetação já foram destruídos, e o estado registrou 2.316 focos de incêndio em apenas três dias, um número que supera em quase sete vezes o total registrado em agosto do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em resposta à situação crítica, o governador Tarcísio sobrevoou as áreas mais afetadas no sábado, 24, e instalou, na sexta-feira, 23, um gabinete de crise para coordenar a “Operação SP sem Fogo”.
A operação envolve especialistas da Defesa Civil, além das secretarias de Segurança Pública, Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que estão trabalhando em conjunto para mitigar os efeitos das queimadas e prevenir novos incidentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)