MPF denuncia 5 por manipulação de câmbio
O MPF em São Paulo denunciou cinco ex-funcionários de grandes bancos internacionais que formaram um cartel para manipular o mercado de câmbio offshore...
O MPF em São Paulo denunciou cinco ex-funcionários de grandes bancos internacionais que formaram um cartel para manipular o mercado de câmbio offshore.
Os operadores Eduardo Hargreaves, Sergio Correia Zanini, Renato Lustosa Giffoni, Pablo Frisanco de Oliveira e Daniel Yuzo Shimada Kajiya trabalhavam para Standard Chartered, Royal Bank of Canada, Merrill Lynch, Deutsche Bank e Morgan Stanley. Nos EUA, as instituições foram multadas em 2015 em mais de US$ 5,6 bilhões.
Segundo o MPF, “o grupo ajustou margem de spread comum (diferença entre o preço de compra e venda de moeda estrangeira) em Contratos a Prazo com Liquidação Financeira (Non-Deliverable Forwards Real/NDF), que são operações de compra e venda de dólar utilizadas principalmente como garantia (hedge) para evitar as consequências de eventuais flutuações de câmbio”.
Eles também criaram obstáculos para atuação de corretores e operadores de câmbio que não participaram do ajuste, que inflacionou artificialmente o mercado durante três semanas no mês de novembro de 2009, aumentando o lucro desses bancos em operações milionárias de câmbio. O caso veio à tona após acordo de leniência de um dos bancos com o Cade.
Confira AQUI a íntegra da denúncia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)