MPF abre inquérito sobre Abin na cúpula do clima
O MPF ordenou a abertura de inquérito civil para apurar o envio de oficiais da Abin a Madri, em dezembro de 2019, para monitorar a COP-25, cúpula do clima da ONU, relata o Estadão...
O MPF ordenou a abertura de inquérito civil para apurar o envio de oficiais da Abin a Madri, em 2019, para monitorar a COP-25, cúpula do clima da ONU, relata o Estadão. Foi a primeira vez que a agência mandou gente ao evento.
O inquérito, diz o jornal, vai apurar as circunstâncias da operação de inteligência e eventuais irregularidades praticadas por Augusto Heleno e Ernesto Araújo.
O ministro-chefe do GSI e o chanceler serão intimados a depor e podem ser enquadrados em ato de improbidade administrativa, com penas que podem ir de perda da função pública e multa até a suspensão de direitos políticos.
De acordo com o Estadão, foram observados integrantes da delegação oficial brasileira, de ONGs e de países estrangeiros, e havia preocupação dos agentes com a imagem da política ambiental do Brasil no exterior e menções à Amazônia.
Na época, Heleno confirmou a operação e disse que ela voltaria a ocorrer —alegou ser preciso acompanhar campanhas promovidas por “maus brasileiros”.
O caso foi objeto de uma representação da bancada do PSOL na Câmara. O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Vilhena, que recebeu a documentação, considerou o caso “grave” e remeteu ofício à primeira instância do MPF recomendando a apuração.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)