MPF abre inquérito para apurar omissão da União na crise humanitária dos yanomamis
O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar a responsabilidade do Estado brasileiro na crise humanitária que enfrenta o povo yanomami, em Roraima...
O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar a responsabilidade do Estado brasileiro na crise humanitária que enfrenta o povo yanomami, em Roraima. Serão analisadas como as ações e omissões de gestores e políticos podem ter contribuído para a situação atual das comunidades que vivem na Terra Indígena Yanomami.
Os agentes públicos foram alvo de representações feitas por partidos políticos e entidades da sociedade civil encaminhadas à unidade de Roraima.
Com base em procedimentos já em curso, o MPF entende que já há evidências para a imediata responsabilização do estado brasileiro.
“Tal acervo revela um panorama claro de generalizada desassistência à saúde, sistemático descumprimento de ordens judiciais para repressão a invasores do território indígena e reiteradas ações de agentes estatais aptas a estimular violações à vida e à saúde do povo Yanomami”, descreve o documento que determina a instauração do inquérito civil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)