MP pede que TCU investigue fuga de Weintraub
O Ministério Público no TCU pediu que o tribunal investigue a fuga de Abraham Weintraub para os Estados Unidos. Segundo o procurador Lucas Furtado, o Itamaraty precisa explicar o uso de dinheiro público na viagem do ex-ministro da Educação a Miami no sábado, dia 20...
O Ministério Público no TCU pediu que o tribunal investigue a fuga de Abraham Weintraub para os Estados Unidos. Segundo o procurador Lucas Furtado, o Itamaraty precisa explicar o uso de dinheiro público na viagem do ex-ministro da Educação a Miami no sábado, dia 20.
Weintraub entrou nos EUA com passaporte diplomático, o que o isenta de passar pela Imigração e o coloca entre as isenções para entrada no país – desde o dia 24 de maio, brasileiros estão proibidos de entrar nos EUA.
De acordo com o procurador Lucas Furtado, há indícios de desvio de finalidade na permissão de Weintraub usar o documento, já que ele não viajou a serviço do Estado brasileiro e sabia que não era mais ministro.
Conforme publicamos, Weintraub pode ser expulso dos EUA por causa do uso do passaporte diplomático. Segundo as regras do governo americano, quem usar falsamente da representação de outro Estado para se enquadrar nas exceções à entrada no país “será tratado como prioridade para expulsão”.
O procurador Lucas Furtado também afirma que há indícios de que a viagem foi paga com dinheiro público, outro desvio.
“Tendo em conta a aplicação do princípio da realidade à inopinada viagem do ex-ministro, verifica-se que não houve nenhuma finalidade pública nesse deslocamento ao exterior”, escreveu o procurador na representação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)