Mourão defende que Brasil use COP-26 para “recuperar” imagem
Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (18) que o desempenho do Brasil na Conferência do Clima, em Glasgow, a COP-26, será "importantíssimo" para recuperar a imagem do país. O vice-presidente se reuniu mais cedo com o embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud, para discutir a possibilidade de retorno do Fundo Amazônia...
Hamilton Mourão (foto à esquerda) afirmou nesta segunda-feira (18) que o desempenho do Brasil na Conferência do Clima, em Glasgow, a COP-26, será “importantíssimo” para recuperar a imagem do país.
O vice-presidente se reuniu mais cedo com o embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud (foto à direita), para discutir a possibilidade de retorno do Fundo Amazônia, interrompido em 2019, quando Ricardo Salles dissolveu o comitê que fazia a seleção dos projetos. Os noruegueses ajudavam a manter o fundo.
Segundo Mourão, a COP pode ajudar nesse sentido.
“A gente não trabalha com prazo (para retorno do fundo). Eu acho que a questão é a seguinte: o nosso desempenho nas reuniões que vão ocorrer na COP vai ser importantíssimo para que a imagem do país em termos de questão ambiental seja recuperada.”
O grupo foi recriado que fazia a análise dos projetos apresentados ao fundo foi recriado, mas os países doadores esperam uma queda no desmatamento para retomar os repasses.
“Nós recriamos ano passado a legislação toda novamente e o que foi acertado era que no momento em que efetivamente a gente tivesse resultados concretos de queda em índices de desmatamento e queimada se voltaria a conversar sobre reabertura do fundo. Foi o que conversei com ele hoje.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)