Motta tem maioria no PL, unanimidade fica para depois
Altineu Côrtes, líder do PL na Câmara, confirmou o apoio da legenda, mas acrescentou que unanimidade vai depender de diálogo com comissão interna
O Partido Liberal (PL) informou que a ampla maioria dos parlamentares da legenda está com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito pelo líder do partido Altineu Côrtes, acompanhando de Sóstenes Cavalcante(RJ) , segundo vice-presidente da mesa diretora na Casa de Leis e membro da legenda.
No entanto, o apoio do partido de Jair Bolsonaro ainda não é integral. Estará condicionado ao compromisso de Hugo Motta com uma lista de pautas prioritárias para o PL. A prévia desse ‘pacote de intenções’ foi apresentada ao candidato nesta quarta-feira, 30, durante reunião com a bancada. Mas as pautas de prioridades passarão por um trabalho de revisão e ampliação, por meio de uma comissão de parlamentares, que em um mês deve apresentar um relatório a ser negociado com Motta. Só aí a legenda deve compor, em sua totalidade, o apoio ao candidato do Republicanos.
“Após uma reunião que tivemos hoje, vai ser formada uma comissão do partido com alguns deputados que irão levar pautas importantes. Já foi conversado anteriormente com o deputado Hugo Motta, que essa comissão vai tratar isso ao longo desse próximo mês, mas o apoio do PL está formalizado. Formalizamos agora a noite, com a absoluta maioria do partido apoiando Hugo Motta. E após essas pautas que serão conversadas, a gente espera ter a unanimidade da bancada”, disse Altineu Côrtes.
Do PL ao PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) também embarcaram na candidatura do paraibano e oficializaram o apoio. Uma coletiva de imprensa, na noite desta quarta-feira,30, reuniu líderes dos partidos envolvidos na negociação. Ao lado do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann,e do líder do PT, Odair Cunha, Motta agradeceu ao partido do presidente Lula e falou em ‘convergência’, ‘governabilidade’ e ‘paz administrativa e institucional’.
“Nós viemos trazer nossas propostas, nossos compromissos com a governabilidade, com uma pauta em favor do país, com um ambiente de paz administrativa e institucional. […] A Câmara dos Deputados dará um grande passo no sentido de ser uma casa colaborativa para com os interesses do país“, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)