Mortes por doenças cardiovasculares disparam na pandemia
Os cartórios brasileiros registraram um aumento de 31% no número de mortes por doenças cardiovasculares durante a pandemia do novo coronavírus, publica o Estadão. O aumento se refere ao período de 16 de março a 31 de maio deste...
Os cartórios brasileiros registraram um aumento de 31% no número de mortes por doenças cardiovasculares durante a pandemia do novo coronavírus, publica o Estadão.
O aumento se refere ao período de 16 de março a 31 de maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Durante esse intervalo, o número de doenças como morte súbita, parada cardiorrespiratória e choque cardiogênico saltaram de 14.938 em 2019 para 19.573 em 2020.
Para Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a subnotificação de casos de Covid-19 pode ser um dos motivos para explicar o salto.
“Sabe-se hoje que o novo coronavírus tem relação direta com problemas cardíacos. Porém, há outros motivos que podem explicar também essa alta, como o envelhecimento da população, fatores de risco impostos pela pandemia como estresse e tabagismo, e o receio de ir ao hospital quando aparecem sintomas de doenças cardíacas, por medo de contrair a covid-19.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)