Morre escritora Cleonice Berardinelli, membro da ABL, aos 106 anos
Morreu nessa terça-feira (31) no Rio de Janeiro a escritora Cleonice Berardinelli (foto), que ocupava a cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras. Ela tinha 106 anos e era a integrante atual mais longeva da academia...
Morreu nessa terça-feira (31) no Rio de Janeiro a escritora Cleonice Berardinelli (foto), que ocupava a cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras. Ela tinha 106 anos e era a integrante atual mais longeva da academia.
Considerada uma das maiores referências para estudos da língua portuguesa, Cleonice Berardinelli foi eleita para a ABL em 16 de dezembro de 2009, na sucessão de Antônio Olinto. Durante a sua trajetória, ela se destacou pelos estudos das obras de Luís de Camões e Fernando Pessoa.
Ela era licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938), doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959) e livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959).
Cleonice Berardinelli foi professora emérita da UFRJ e PUC-Rio e também deu aulas na Universidade Católica de Petrópolis, Instituto Rio Branco. Além disso, foi professora convidada pelas Universidades da Califórnia, campus Sta. Barbara (1985) e de Lisboa (1987 e 1989).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)