Moro: “Vivemos uma espécie de captura da estrutura do Estado”
Em entrevista ao Papo Antagonista nesta quinta (18), Sergio Moro (foto) falou sobre a criação da “Corte Nacional Anticorrupção”, proposta mencionada por ele no discurso de filiação ao Podemos, na semana passada...
Em entrevista ao Papo Antagonista nesta quinta (18), Sergio Moro (foto) falou sobre a criação da “Corte Nacional Anticorrupção”, proposta mencionada por ele no discurso de filiação ao Podemos, na semana passada. O ex-juiz da Lava Jato elogiou a iniciativa, adotada em países como a Ucrânia, e disse que é necessário investir no combate à corrupção para que o Brasil avance nas reformas.
“O combate à corrupção é essencial para que possamos viabilizar outras reformas. Nós não conseguimos implementar essas reformas porque vivemos uma espécie de captura da estrutura do estado. […] Parte disso é um corrupção pura e simples, o suborno. E parte disso é simplesmente a classe política colocando seus interesses à frente do interesse público. Existe uma experiência muito interessante em alguns países, como a Ucrânia, que teve aquela revolução em 2013, em que houve até deposição de um presidente. […] E uma das percepções é que não funcionavam os grandes tribunais no combate à corrupção, e aí eles criaram uma corte nacional anticorrupção”, afirmou.
“É um órgão específico encarregado apenas esses casos grandes de corrupção. […] Eles abriram oportunidades para juízes, magistrados e professores se inscreverem, mas submeteram essas pessoas a um intenso escrutínio e verificaram se essas pessoas tinham um passado de integridade”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)