Moro defende melhorar qualidade das prisões, ‘para impedir crimes a partir da cadeia’
Sergio Moro, como já registramos, voltou a defender no fórum do Estadão a prisão de condenados em segunda instância e a prisão preventiva em casos excepcionais. Diante de declarações de Antonio Claudio Mariz de Oliveira como a de que "corrupção não se vence com cadeia", o juiz precisou ser bem didático...
Sergio Moro, como já registramos, voltou a defender no fórum do Estadão a prisão de condenados em segunda instância e a prisão preventiva em casos excepcionais.
Diante de declarações de Antonio Claudio Mariz de Oliveira como a de que “corrupção não se vence com cadeia”, o juiz precisou ser bem didático — o que não é esforço para ele — com o advogado de Michel Temer:
“A prisão não é condição suficiente para a superação de corrupção sistêmica. A efetividade do sistema de Justiça Criminal em relação à corrupção é necessária para superar o problema. Precisa-se mandar mensagem de que as condutas graves não ficarão impunes. Mas evidente que só punição não resolve o problema. São necessárias políticas públicas mais gerais, exemplos de lideranças com atuação íntegra, para que esse quadro de corrupção disseminada seja reconhecido.”
O juiz exemplificou que “é absolutamente necessário diminuir a influência política no loteamento de cargos” e disse ainda:
“Tem que haver reformas políticas mais gerais para a prevenção do crime. A punição pode funcionar porque neutraliza o criminoso apanhado cometendo o crime. Durante a prisão, se não cessa totalmente o crime, no mínimo gera grande dificuldade. E aí temos que melhorar a qualidade das prisões, para impedir crimes mandados a partir da cadeia.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)