Mooca em alerta: cresce número de assaltos na região em São Paulo
Assaltos na Mooca preocupam: aumento de casos pela ação de motociclistas destaca insegurança local.
A Mooca, um dos bairros mais tradicionais e pacatos da Zona Leste de São Paulo, tem vivenciado um aumento preocupante em casos de assaltos à mão armada, principalmente por criminosos em motocicletas. Este fenômeno tem causado pânico e insegurança entre os moradores e comerciantes locais.
Como os Criminosos Operam na Mooca?
Utilizando motocicletas para facilitar a fuga rápida, os assaltantes têm como alvo indivíduos distraídos, geralmente na posse de smartphones ou outros pertences valiosos. Em uma série de registros captados por câmeras de segurança, é possível observar a abordagem dos criminosos, que agem rapidamente, ameaçando suas vítimas com armas de fogo.
Relatos e Evidências dos Últimos Assaltos
Nos últimos dez dias, crimes foram registrados em ao menos quatro ruas – Agostinho Lattari, Padre Raposo, dos Campineiros e Guaimbé. As imagens mostram a audácia dos criminosos que, sob a luz do dia, aproximam-se de suas vítimas sem hesitação ou medo de serem capturados.
Um incidente particularmente alarmante ocorreu na Rua Agostinho Lattari, onde um homem foi ameaçado por um assaltante enquanto conversava ao telefone. O criminoso, além de exigir a senha do celular, levou uma corrente e uma aliança do rapaz, que ficou visivelmente abalado pela situação.
Qual a Resposta das Autoridades Locais?
A série de assaltos provocou reações das autoridades. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, sob gestão de Tarcísio de Freitas, reconheceu os problemas na Mooca e reforçou o compromisso de combater a criminalidade intensificando as investigações e aumentando o policiamento na região.
No primeiro trimestre de 2024, a Zona Leste viu uma queda de 19,5% nos roubos em geral, graças, em parte, às ações direcionadas das forças de segurança, que resultaram na prisão de 690 infratores na área, um aumento de 14,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O que dizem os Moradores?
- Maria Regina Grilli, gestora da Associação Verditude da Mooca, expressou sua preocupação: “A sensação está bem preocupante, pois não paramos de receber notícias de assaltos nos grupos de WhatsApp and Instagram. Está realmente assustador.”
As autoridades continuam a monitorar a situação, recolhendo e analisando as imagens de câmeras de segurança para ajudar nas investigações, na esperança de devolver a tranquilidade ao bairro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)