Modelos de hatches compactos com estilo aventureiro que você pode encontrar por menos de R$ 50 mil
Saiba mais sobre carros hatches compactos com estilo aventureiro vendidos no Brasil, uma opção mais acessível aos SUVs.
Há quase duas décadas, o mercado brasileiro estava amadurecendo e as fabricantes chegaram a oferecer versões aventureiras de hatches compactos. Com a ascensão dos SUVs, esses carros se tornaram relativamente estranhos. Um exemplo é o Volkswagen Gol Rallye da primeira geração, com rodas pintadas de branco.
Nos dias de hoje, esses hatches aventureiros são opções econômicas no mercado de usados. Por menos de R$ 50 mil, é possível encontrar vários desses modelos que valem tanto quanto uma Honda Bros 160 0km. Se você prefere um carro usado ao invés de uma moto, listamos 5 modelos que custam quase o mesmo valor. Confira a lista abaixo:
1. Chevrolet Celta Off-Road 2006
A versão Chevrolet Celta Off-Road foi lançada pela GM com estribos laterais, para-choque dianteiro de impulsão, faróis auxiliares de neblina, entre outros detalhes. Essa versão tentou atrair consumidores que desejavam ter um SUV, mas que não tinham orçamento suficiente.
Equipado com um motor 1.4 a gasolina que gera 85 cv e 11,8 kgfm de torque a 3.000 rpm, o carro conta com câmbio manual de 5 marchas. As rodas de liga-leve são montadas em pneus 165/70R 13. Segundo o Inmetro, o Celta Off-Road faz 8,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.
Por que os hatches aventureiros eram populares no início dos anos 2000?
No início dos anos 2000, o mercado automobilístico brasileiro foi inundado por versões aventureiras de hatches compactos. Fabricantes como GM, Ford, Volkswagen e Fiat exploraram essa tendência para atrair consumidores que queriam um visual robusto e a sensação de dirigir um SUV sem os custos elevados associados a esses veículos.
2. Ford Fiesta Trail 2005
A Ford também entrou na onda de modelos aventureiros com o Ford Fiesta Trail. Fabricado em Camaçari (BA), essa versão do Fiesta vinha com um para-choque de impulsão e uma peça que imitava um anteparo de alumínio.
Equipado com o motor 1.6 Zetec Rocam flex, que gera até 111 cv com etanol e 15,8 kgfm de torque a 4.250 rpm, o Fiesta Trail possui câmbio manual de cinco marchas. Segundo o Inmetro, o carro oferece consumo de 8,1 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
3. Volkswagen Gol Rallye 2005
A Volkswagem introduziu o Volkswagen Gol Rallye com o motor AP600, que gera 99 cv e 14,4 kgfm de torque a 3.000 rpm. Com câmbio manual de cinco marchas, o carro tem rodas pintadas de branco e pneus de perfil baixo 195/55R 15.
Com uma distância livre do solo de 18,6 cm, o Gol Rallye é surpreendentemente alto para um hatch e até mesmo para alguns SUVs compactos. O consumo indicado pelo Inmetro é de 10,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
Quais são os benefícios de optar por um hatch aventureiro usado?
Escolher um hatch aventureiro usado pode ser uma alternativa inteligente e econômica. Além de serem veículos acessíveis, esses hatches ainda oferecem:
- Maior distância do solo, facilitando a condução em terrenos acidentados.
- Estilo e design diferenciados, que trazem a sensação aventureira sem os custos elevados dos SUVs.
- Geralmente são mais econômicos em combustível.
4. Fiat Mille Way 2009
A Fiat lançou o Fiat Mille Way com uma distância livre do solo notável de 19 cm, ideal para terrenos mais acidentados. O hatch tem eixo traseiro com feixe de molas semielípticas, o que contribui para sua resistência em estradas de terra.
Com motor Fire de 1.0 gerando 66 cv e 9,1 kgfm de torque a 2.000 rpm, o Mille Way é um carro econômico. Faz 12,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
5. Citroën C3 X-TR 2008
A Citroën também teve sua versão aventureira com o Citroën C3 X-TR. Esse modelo se destaca por suas rodas exclusivas de aro 15, proteções emborrachadas nos para-lamas, para-choques plásticos sem pintura e barras metálicas na capota.
O motor 1.4 flex do C3 X-TR gera 82 cv e 12,6 kgfm de torque a 3.250 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro.
Esses hatches aventureiros oferecem uma opção acessível e interessante para quem deseja um veículo robusto e com certa economia de combustível, mas não pode bancar um SUV. Certamente, eles deixaram um legado divertido e funcional no mercado automobilístico brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)