Ministros do Centrão elegem 96 prefeitos
Os ministros do PT, por sua vez, ajudaram a eleger apenas 17; Jader Filho (MDB), do Ministério das Cidades, foi o melhor cabo eleitoral
Os ministros do governo Lula elegeram no domingo, 6, 113 dos 224 candidatos a prefeito que apoiaram no primeiro turno das eleições municipais. O melhor desempenho, no entanto, é atribuído aos representantes do Centrão, que contribuíram para eleger 96 gestores, registrou O Globo.
Segundo o jornal, os ministros do PT, por sua vez, ajudaram a eleger apenas 17 prefeitos.
O empenho do alto escalão do governo para eleger aliados nos municípios está relacionado a 2026, quando tentarão uma vaga na Câmara, no Senado ou em governos estaduais.
Jader Filho, o ministro mais envolvido nas eleições municipais
O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB, foto), foi o que mais se envolveu nas disputas municipais no primeiro turno. Ele visitou 67 cidades do Pará para participar de comícios, carreatas e caminhadas em prol de aliados políticos.
Ele também participou da campanha do primo de segundo grau Igor Normando (MDB), candidato a prefeito de Belém.
Normando disputará o comando da capital paraense com Delegado Eder Mauro (PL), apoiado por Jair Bolsonaro.
“Estou muito satisfeito com a eleição, elegemos muitas prefeituras de muitos aliados, são estratégias nossas que envolvem aliados que são leais. E vamos para o segundo turno em Santarém e em Belém, duas das três maiores cidades do Estado”, afirmou o ministro ao Globo.
No domingo, Jader Filho ajudou a eleger 42 foram prefeitos. Outros 23 foram derrotados e dois vão disputar o segundo turno.
Outros ministros do Centrão bem-sucedidos no primeiro turno
Além de Jader Filho, outros ministros ligados ao Centrão foram bem-sucedidos no primeiro turno.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ajudou a eleger seis dos oito candidatos aos quais se dedicou na reta final da campanha em Alagoas.
O ministro André Fufuca (PP), do Esporte, foi a nove palanques no Maranhão, elegendo sete aliados.
Juscelino Filho (União Brasil), ministro das Comunicações, visitou 31 cidades no Maranhão. Pelo menos 19 candidatos apoiados por ele foram eleitos no estado.
Leia mais: “Esquerda está refém da figura de Lula”, diz Kassab
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)