Ministro negocia com Egito resgate de brasileiros em Gaza
O governo está em negociação com as autoridades do Egito para garantir a retirada dos cidadãos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, região controlada pelo grupo terrorista Hamas...
O governo está em negociação com as autoridades do Egito para garantir a retirada dos cidadãos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, região controlada pelo grupo terrorista Hamas.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que entrou em contato com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, solicitando apoio para facilitar a passagem dos brasileiros pela fronteira entre Gaza e Egito, conhecida como “Rafah”.
Segundo Vieira, a preocupação do governo brasileiro é garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos que estão na região de conflito. Através da cooperação com as autoridades egípcias, espera-se que os brasileiros possam ser evacuados para o território egípcio, onde estarão em segurança.
A fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito possui uma extensão de 11 quilômetros. Através dessa rota, espera-se possibilitar a saída dos brasileiros da região em segurança.
Na madrugada desta quarta-feira, 211 brasileiros foram repatriados no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) destinado a essa missão. A Embaixada do Brasil em Israel estabeleceu uma ordem de prioridades para o retorno dos cidadãos brasileiros, dando preferência a pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade.
Cerca de 107 passageiros desembarcaram em Brasília, enquanto 104 seguiram para o Rio de Janeiro em avião da FAB. A Embaixada em Tel Aviv continua recebendo, por meio de formulário on-line, os dados de brasileiros interessados em repatriação.
Está prevista a realização de mais cinco voos até o próximo domingo para trazer de volta os brasileiros que se encontram na região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)