Ministério vai até SC acompanhar confronto entre indígenas e PM
O Ministério dos Povos Indígenas enviou a Santa Catarina, neste domingo (8), uma comitiva para acompanhar o confronto entre indígenas Xokleng e a Polícia Militar de Santa Catarina. Os dois lados entraram em confronto no domingo, após a decisão do governo estadual de fechar as portas da maior barragem do estado, dentro da terra indígena....
O Ministério dos Povos Indígenas enviou a Santa Catarina, neste domingo (8), uma comitiva para acompanhar o confronto entre indígenas Xokleng e a Polícia Militar de Santa Catarina. Os dois lados entraram em confronto no domingo, após a decisão do governo estadual de fechar as portas da maior barragem do estado, dentro da terra indígena.
Os indígenas alegam que o fechamento das comportas, na cidade de José Boiteux (SC), pode causar o alagamento de suas terras – enquanto o governo estadual usa do fechamento para poder controlar o fluxo de água no Vale do Itajaí, que sofre com fortes chuvas desde a quinta-feira (4) e que já havia deixado mortos. A PM acabou prevalecendo e manteve o plano original.
Na noite deste domingo, uma audiência entre indígenas e o poder público garantiu a operação, com o estado tendo de se comprometer a dar contrapartidas aos indígenas Xokleng. Entre elas, estão desobstrução e melhoria das estradas; equipe de atendimento de saúde em postos 24 horas; três barcos para atendimento da comunidade; ônibus para atendimento da comunidade até a cidade; água potável na aldeia; e fornecimento de cestas básicas.
De acordo com o jornal NSC Total, a missão é comandada por Ana Patté, número dois da pasta de Sonia Guajajara. Ela, no entanto, só deve chegar nesta segunda-feira (9) à região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)