Ministério Público Eleitoral pede a cassação do senador Jorge Seif
Recurso do TSE analisa abuso de poder econômico por conta de uma suposta interferência do empresário Luciano Hang na campanha de Seif
O Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). O pedido foi feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no recurso apresentado à Corte depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou a denúncia contra o parlamentar.
Inicialmente, o pedido de cassação foi apresentado pela coligação estadual “Bora Trabalhar”, composta por Patriota, PSD e União Brasil. Na ação os partidos afirmavam que o senador teria sido financiado por um sindicato e recebido assessoria de imprensa por parte da empresa de Luciano Hang, o que é vedado pela legislação.
A coligação solicitou a inelegibilidade de Seif pelos próximos oito anos, o que foi negado pelo TRE de Santa Catarina. No recurso apresentado ao TSE, o Ministério Público defendeu a cassação de Seif e que o segundo colocado assuma a cadeira do Senado. Nesta situação, Raimundo Colombo (PSD) ficaria com o mandato.
Seif foi eleito com 39,8% dos votos em Santa Catarina. Raimundo Colombo ficou em segundo lugar com 16,3%.
A partir de agora, o parecer e o caso serão analisados pelo relator, o ministro Floriano Marques. Caberá a ele fazer o voto inicial e marcar a data do julgamento do recurso no TSE.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)