Ministério das Comunicações estuda uso de 5G em escolas públicas
O Ministério das Comunicações, de Juscelino Filho (foto), estuda a viabilidade de utilização da banca larga fixa 5G (5G FWA) em escolas públicas...
O Ministério das Comunicações, de Juscelino Filho (foto), estuda a viabilidade de utilização da banca larga fixa 5G (5G FWA) em escolas públicas.
A informação é do secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão. Segundo a pasta, no 5G FWA, um roteador se conecta à internet pela rede 5G e distribui o sinal localmente por Wi-Fi. Essa tecnologia possui qualidade comparável à fibra óptica, porém com menores custos de instalação e investimento. Um projeto-piloto com o MCom, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai avaliar a viabilidade de usar essa tecnologia em escolas.
“A ideia do teste é avaliar um modelo de negócios com uso de 5G FWA: se funciona para conectividade como um todo, mas também do ponto de vista financeiro, seja em escolas e para o consumidor residencial ou empresarial”, afirmou ontem o secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão.
Em 12 e 13 de setembro, vai ocorrer em Brasília um amplo debate sobre agenda institucional, regulação e políticas públicas de telecomunicações e conectividade por meio do Painel Telebrasil Summit 2023, realizado pela Telebrasil.
O principal objetivo do Painel é construir bases sólidas para que o avanço tecnológico alcance todos os municípios e populações e seja uma ferramenta propulsora do desenvolvimento socioeconômico inteligente e sustentável do Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)