Ministério da Saúde reforça que só hospitalizados com Covid-19 podem usar cloroquina
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, reiterou hoje que somente pacientes com a Covid-19 que forem internados em hospital podem usar a cloroquina e a hidroxicloroquina, por estarem sendo acompanhados por médicos...
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, reiterou hoje que somente pacientes com a Covid-19 que forem internados em hospital podem usar a cloroquina e a hidroxicloroquina, por estarem sendo acompanhados por médicos.
“O que nos preocupa é o potencial de gerar arritmias cardíacas. O coração é uma bomba, que depende da ativação de um sistema elétrico próprio. Esse medicamento pode produzir prolongamento de uma dessas fases elétrica do coração e criar, propiciar um ambiente favorável a uma arritmia que pode ser potencialmente fatal”, explicou o secretário.
Ele disse que o Ministério da Saúde não pode recomendar o uso para pacientes leves, mais de 80% dos que adquirem a doença, justamente pelo fato de não estarem sendo monitorados.
“Essa arritmia tem que ser muito bem acompanhada. Antes do medicamento, o paciente tem que fazer um eletrocardiograma onde vai fazer medidas para documentar se isso vai acontecer. Ao longo do tratamento isso vai ser monitorado. Daí a importância de acontecer o tratamento desses pacientes dentro desse contexto de avaliação da Covid-19 num ambiente hospitalar.”
Ele informou que há 6 estudos clínicos feitos pelo Ministério da Saúde,com testes em humanos, para avaliar a eficácia dos medicamentos. Os resultados preliminares devem sair ainda em abril.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)