Ministério da Justiça diz que irá ampliar Força Nacional em área yanomami
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira (6) que ampliou a atuação da Força Nacional de Segurança na terra indígena yanomami, entre os estados de Roraima e Amazonas...
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira (6) que ampliou a atuação da Força Nacional de Segurança na terra indígena yanomami, entre os estados de Roraima e Amazonas. Após a crise humanitária que já matou centenas de indivíduos desta etnia, autoridades federais como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) já atuaram para evitar a presença de garimpeiros na terra indígena.
“Queremos que a desintrusão das terras indígenas ocorra em paz, sem conflitos”, disse Dino, em seu Twitter. “Contamos com a colaboração de todos.” Uma portaria a ser publicada no Diário Oficial da União deve confirmar o aumento de efetivo.
Desde a semana passada, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil instituíram uma zona de exclusão, impedindo que voos e barcos com garimpeiros decolem da terra indígena e dificultando sua fuga. O próprio Ministério da Justiça já trabalha internamente para repensar as leis de atuação em casos como os dos yanomamis.
Exclusivo: o relato da médica que atende até 100 indígenas por dia em Roraima
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)