Ministério da Defesa diz dar importância à parceria estratégica com a França
O Ministério da Defesa afirmou, em nota, que um documento preparado pela Escola Superior de Guerra que apresenta a França como ameaça para o Brasil nos próximos 20 anos não reflete a posição da pasta...
O Ministério da Defesa afirmou, em nota, que um documento preparado pela Escola Superior de Guerra que apresenta a França como ameaça para o Brasil nos próximos 20 anos não reflete a posição da pasta — o país europeu é o nosso principal parceiro militar.
“Trata-se de trabalho acadêmico, desenvolvido no âmbito de uma escola, que reflete a primeira fase de um estudo preparatório”, disse o ministério.
Num dos cenários, o documento antevê, em 2035, uma tentativa de Paris fazer a ONU intervir na região para emancipar o povo ianomâmi, mobilizando forças armadas na Guiana Francesa.
A Defesa afirma que, “naturalmente, o referido trabalho carece de análise crítica por este Ministério, para a elaboração de eventuais cenários finais”.
“Por fim, destaca-se a importância atribuída por este Ministério da Defesa à parceria estratégica que o Brasil e a França assumiram na área de Defesa, para o Século XXI”.
Leia a íntegra da nota:
O documento mencionado pela Folha não reflete a posição da Escola Superior de Guerra ou do Ministério da Defesa.
Trata-se de trabalho acadêmico, desenvolvido no âmbito de uma escola, que reflete a primeira fase de um estudo preparatório, sendo importante destacar que cenários prospectivos são ferramentas empregadas por qualquer corporação ou país de sucesso e que a liberdade acadêmica é um dos requisitos fundamentais para a excelência de qualquer instituição de ensino de nível superior, como a ESG.
Naturalmente, o referido trabalho carece de análise crítica por este Ministério, para a elaboração de eventuais cenários finais.
Por fim, destaca-se a importância atribuída por este Ministério da Defesa à parceria estratégica que o Brasil e a França assumiram na área de Defesa, para o Século XXI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)