Ministério cobra esclarecimentos da Gol sobre morte de cachorro
O golden retriever Joca morreu na segunda-feira, 22, após ter sido enviado por engano de São Paulo para Fortaleza; o destino do cachorro era Sinop (MT)
O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do cachorro Joca (foto), da raça golden retriever, após falha em transporte aéreo na segunda-feira, 22.
No X, antigo Twitter, o ministro Silvio Costa Filho afirmou que a agência de aviação já oficiou a companhia aérea Gol, responsável pelo voo, a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
“Ontem, tomamos conhecimento da triste notícia da morte do cachorro Joca após um erro técnico num voo que deveria seguir de São Paulo para o Mato Grosso, e terminou indo parar em Fortaleza. Joca faleceu após passar mais de duas horas e meia em voo do tolerável pela equipe médica. Ontem mesmo fizemos uma reunião de emergência com o presidente da ANAC, que já oficiou a companhia aérea Gol para prestar os devidos esclarecimentos. Não vamos admitir que episódios como esse voltem a se repetir”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos.
“Desde já, gostaria de prestar toda minha solidariedade ao tutor de Joca, João Fantazzini, e dizer que estamos acompanhando de perto toda investigação. Vamos iniciar um amplo debate com o Congresso Nacional e com a sociedade civil organizada para que possamos construir leis mais duras para coibir esse tipo de incidente”, acrescentou.
A morte do cachorro Joca
O golden retriever Joca morreu na segunda-feira, 22, durante o transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia aérea Gol.
O animal iria de São Paulo a Sinop (MT), onde moraria com o tutor João Fantazzini Júnior, mas foi enviado para a cidade de Fortaleza (CE), após um erro do serviço de transporte de animais da empresa.
Após desembarcar em Sinop, João Fantazzini Júnior soube que o cão tinha sido levado para o destino errado e enviado novamente a São Paulo, de onde partiu.
Segundo o tutor, o veterinário tinha indicado que o cachorro suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro, no entanto, Joca ficou quase oito horas no avião.
Interrupção do serviço da Gol
Após a morte de Joca, a Gol anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão de suas aeronaves por 30 dias a partir desta quarta-feira, 24.
Em comunicado, a companhia aérea afirmou que os clientes ainda poderão transportar seus animais de estimação na cabine do avião.
“Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024. Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem. As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465”, diz a Gol.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)