Minas Gerais em alerta para chuvas em quase 90% do Estado
Estado de MG com alerta máximo para chuvas fortes em quase 90% do Estado, defesa civil e bombeiros em alerta.
Minas Gerais se prepara para um final de semana de alerta máximo. Um grande número de cidades, incluindo Belo Horizonte e a Grande BH, estão sob aviso de chuvas intensas que prometem marcar o período.
Quais áreas são as mais afetadas?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta especificando que 82 municípios estão classificados sob “Grande Perigo”. Estas áreas, localizadas no oeste da Zona da Mata e sul do Vale do Rio Doce, poderão enfrentar precipitações que superam os 60mm por hora, ou mais de 100mm em um único dia.
Recomendações durante a tempestade
Para aqueles que se encontram nas áreas de maior risco, o Inmet aconselha a desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida preventiva. É importante também observar qualquer mudança nas encostas e buscar abrigo seguro. Em casos de inundação, a recomendação é proteger pertences em sacos plásticos e buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.
O que fazer em caso de alerta de “Perigo”?
A maior faixa de risco, que inclui 572 municípios, entre eles, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, está categorizada como de “Perigo”. Espera-se chuvas com volumes entre 30mm a 60mm por hora, ou até 100mm em um dia. Essas condições meteorológicas ampliam o risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Informações práticas para a população
-
- Evite sair de casa durante o período de alerta máximo
-
- Verifique o funcionamento dos sistemas de drenagem e calhas
-
- Permaneça informado através dos canais oficiais
Como buscar auxílio
-
- Defesa Civil – 199
- Corpo de Bombeiros – 193
- Informações meteorológicas – Site do Inmet
A temporada de chuvas fortes coloca em pauta a importância da preparação e do cuidado coletivo. Manter-se informado e seguir as recomendações das autoridades pode fazer toda a diferença em momentos críticos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)